terça-feira, 17 de junho de 2014

Movimento #EuOrganizo

Bom dia pessoal!

Nessa nova empreitada de Personal Organizer, surgiu o convite do Blog Maggnificas www.maggnificas.com.br para escrever uma coluna mensal com dicas de organização!

E a dica de hoje é minha! Como organizar as finanças e ter controle sobre o seu dinheiro!

Confere lá no blog!

Beijos!

Organização Financeira
Você é daqueles que chega na segunda semana do mês e já não tem mais dinheiro?
Nunca sabe onde seu dinheiro foi parar?
Acha que seu salário ou rendimentos não dá pra nada ou é muito menos do que o que você precisa?

Tem sempre que adiar o sonho daquela viagem ou de trocar de carro?
Não resiste as plaquinhas de % OFF nas vitrines?
Gasta mais do que recebe?
Não resiste à frase 10x sem juros porque as parcelas são pequenas?

Se responder sim para a maioria das perguntas, bem vindo ao clube!
Você precisa organizar seu orçamento!

A organização financeira não consiste em te fazer ganhar mais dinheiro como num passe de mágica, mas sim, ter domínio sobre seu dinheiro e em como ele está aplicado. Dessa forma poderá até conseguir poupar um pouco para o futuro ou ainda realizar aquele sonho adormecido.

Em quatro passos simples você pode reorganizar sua vida financeira, tendo mais consciência sobre o uso do seu dinheiro, e claro, usando o dinheiro a seu favor!

$ Faça um diagnóstico da sua situação financeira num determinado período. Sugiro para início seis meses: tudo o que tem a receber, contas a pagar vencidas e a vencer, dinheiro aplicado ou guardado.

$ Documente as entradas e saídas de dinheiro: seja em uma planilha, um caderninho, uma pastinha, ou na própria agenda! Organize todas as contas, previsões, comprovantes. Tenha tudo anotado e em mãos para que a cada despesa ou receita você consiga ter uma visão total da situação.

$ Pense muito antes comprar qualquer item que não seja necessário naquele momento. Ter consciência do consumo pode te ajudar e muito a por ordem nas finanças. Se for alguma peça irresistível espere o momento das promoções, conseguirá preços melhores!

$ Por fim, trace objetivos. Planeje a viagem dos sonhos, a troca do carro, a aquisição de uma casa nova, ou até mesmo sair do vermelho. Assim terá motivação suficiente para alinhar suas despesas dentro das receitas e conseguir uma sobrinha ao final do mês. Aí é só escolher qual aplicação financeira combina mais com você!

Temos a sensação de que é difícil, que os juros não param de subir, que a inflação não é contida e que o aumento dos preços não acompanha o aumento dos nossos salários.
Mas com um pouquinho de organização e disciplina é possível!
Existem vários aplicativos, planilhas, livros que podem te ajudar nessa nova missão, mas o mais importante é começar!
Eu indico uma planilha que você encontra no link http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/orcamento-pessoal.aspx?idioma=pt-br, já a utilizo há cinco anos e me ajuda muito!
Boa sorte! Espero que consigam se organizar financeiramente e realizar seus sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário